Os 5 erros mais comuns ao aplicar TICs na sua aula
- Karen Carvalho
- 11 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
O uso das TICs no ambiente escolar não é mais uma opção, mas parte da sua estrutura. Porém, isso demanda de um processo individual de cada professor, que precisa desenvolver as habilidades necessárias para a real compreensão e inserção de forma significativa em suas aulas. Muitos relatam dificuldades nesse processo, e isso se dá pelo fato de a evolução ter acontecido tão rápido, que na sua formação inicial esses temas nem existiam. E convenhamos que ainda não é dada a devida importância durante os cursos de graduação.
Mas calma!!! Nós estamos aqui para te ajudar.
Por isso, separamos 5 dicas para você nunca mais cometer esses erros.
1 – Compreensão da ferramenta: muitas vezes, queremos usar as ferramentas da moda sem compreender o seu real sentido e aplicação pedagógica. Saber pelo menos o básico sobre a ferramenta é essencial. Teste com seus colegas ou família antes de levar a atividade para sala de aula, isso te ajudará a entender a mecânica e simular possíveis erros. Além de entender se ela realmente está adequada ao que você imaginou fazer.
2 - Objetivos definidos e alinhados com os alunos: tanto você quanto seus alunos precisam saber exatamente o que precisará ser feito, para que a atividade realmente aconteça. Faça isso antes de liberar o uso dos dispositivos ou ir para o laboratório de informática.
3 – Planejamento: Nunca deixe para verificar a disponibilidade dos equipamentos da sua escola na hora da aula ou no dia em que será realizada a atividade. Lembre-se que por trás da tecnologia existe trabalho humano. Converse com a pessoa responsável com antecedência, para que juntos possam realizar esse planejamento, pois isso envolve diversos fatores: verificar a compatibilidade da ferramenta com os equipamentos, se não existem regras na rede que impossibilitem seu uso, se os equipamentos estarão disponíveis naquela data e horário, se você precisará de acompanhamento do profissional e se ele(a) estará disponível, etc.
4 - Fazer aulas diferentes: normalize as “aulas diferentes”! Seus alunos fazem aquela algazarra quando você propõe uma atividade diferente? Isso acontece porque provavelmente você está sempre sufocando seus alunos com conteúdo e mais conteúdo, e quando realiza uma "aula diferente" é o momento que eles terão para liberar sua energia. Não espere o aluno pedir, diversifique sua prática, pois dessa forma seu aluno já estará acostumado a esses momentos.
5 – Falta de resiliência: Não vai se iludindo que tudo será maravilhoso e que tudo sempre funcionará perfeitamente. O mundo não é mais assim! Você precisa estar aberto ao novo e sair da sua zona de conforto. Durante esse processo acertará várias vezes, mas errará muito mais. Aprenda a aprender com seus erros. Analise o que não deu certo e mude para a próxima vez. E dessa forma vamos construindo o nosso conhecimento.
E aí, que outras dicas você daria para quem está iniciando nessa jornada??
Comments