top of page

Cálculo de área e volume usando o Minecraft

Atualizado: 21 de jul. de 2021

O assunto de hoje é cabeludo para muitos (inclusive para mim :s): MATEMÁTICA!

Minhas experiências com matemática no colégio não foram muito boas, o que ocasionou um certo bloqueio na minha aprendizagem. Hoje entendo que precisamos cuidar muito a forma como ensinamos e como nos comportamos em sala de aula, pois podemos causar esses ditos bloqueios em nossos pequenos.

Como venho dizendo, precisamos sair da caixa se quisermos engajar esses “serumaninhos” em nosso componente curricular, e nada melhor que o Minecraft para nos ajudar, não é mesmo?!

A atividade que vou mostrar hoje foi aplicada em 6ºs anos como atividade avaliativa, e com os 7ºs anos como forma de revisão de conteúdo, e aborda o cálculo de área e volume.

Encontrei a atividade e o mundo pronto na comunidade do Minecraft, apenas precisei adaptar a fórmula para português.

Então vamos lá.

09

A primeira missão era calcular a área conforme a fórmula apresentada a cima dos respectivos sólidos e escrever a resposta nos quadros indicados a sua frente.

07

Logo após, precisavam fazer a mesma coisa, porém com a fórmula para o cálculo de volume nos respectivos sólidos.

Depois de responder nos quadros, pedi para que pegassem uma câmera e um portfólio no inventário para que registrassem as respostas e exportassem, e assim a professora poderia corrigir os exercícios de cada um. A atividade foi realizada em duplas em uma aula de 50 minutos.

Quando eles terminaram, o que aconteceu antes do final da aula, pedi para que construíssem novas formas e aplicassem as respectivas fórmulas.

O que o plano original sugere é que ao concluir o cálculo, os alunos construam novas fórmulas e troquem de lugar, para que um resolva o desafio proposto pelo colega.

Outra sugestão era que programassem o agent para construir as novas formas e então trocassem de lugar com outro colega.

Você também pode construir outras formas e disponibilizar para os alunos com uma quantidade ou variedade maior.

Enfim, vai muito de você sentir como a turma se comporta perante o desafio proposto. Com as minhas turmas de 6º ano percebi que apenas as formas que estavam ali disponibilizadas já iam ocupar boa parte da aula, não dando tempo para mostrar como o agent funciona ou de todos concluírem ao mesmo tempo para trocar de lugar.

Ainda tenho alunos que não possuem tanta destreza no Minecraft, então preciso observar como será o desempenho deles em algo mais simples e ao mesmo tempo ter cartas na manga para elevar o nível do desafio proposto.

Para os 6ºs anos, essa foi a segunda experiência com Minecraft, a primeira foi em Ciências, que terá um post só pra ela daqui uns dias. Já com o 7º ano foi a primeira, e uma ótima oportunidade de analisar como eles estão e que estratégias utilizar para as próximas aulas.

O que percebi foi que o 6º teve dificuldade de entender os elementos da fórmula no início, como o que era a base e a profundidade. Eles ainda estão aprendendo o conteúdo, mas conseguiram assimilar. Acho legal, pois sai do desenho no papel, estão trabalhando com formas em 3D mesmo.

Então é isso galera, comenta aí como foi sua experiência e #partiu sair da caixa 😉


Commentaires


bottom of page