top of page

5 formas de inserir QR Code em seu planejamento

Atualizado: 21 de jul. de 2021

Você já deve ter visto QR Codes por aí em embalagens de produtos, panfletos ou ingressos de eventos. Os códigos QR são tipo uma evolução do código de barras.


A diferença entre os dois é que o código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos, e sua decodificação é feita por um tipo de scanner que emite um raio vermelho que percorre todas as barras, e utiliza somente a dimensão horizontal.


Já o código QR possui mais funções que seu antecessor, é como se fosse um código de barras em 2D, pois possui informações tanto na horizontal quanto na vertical. Ele é formado por uma série de códigos e caracteres que compõe uma imagem quadrada e é acesso por meio de uma câmera de qualquer dispositivo móvel. Em alguns smartphones a própria câmera reconhece, e em outros é necessário um aplicativo leitor de QR Code.


Mas o principal diferencial do código QR é que podemos inserir qualquer tipo de mídia, o que faz a alegria dos educadores, não é mesmo? Adoramos transformar elementos do mundo em didáticos ;)


E como inserir o Código QR em nosso planejamento? Pega essas cinco dicas que preparei para vocês...


1 - Caça ao tesouro:

Crie um mapa e pistas que cheguem ao tesouro.

Crie QR Codes com essas pistas, imprima e espalhe pela escola, seguindo o mapa. Deixe que as crianças usem tablets ou celulares para descobrir as pistas até chegar ao tesouro.


2 - Fomulários de pesquisa:

Se você está precisando fazer uma pesquisa para levantamento de dados, os formulários on-line (Google ou Microsoft) podem te ajudar. O Forms da Microsoft possibilita que ao compartilhar o formulário, você baixe o QR Code gerado automaticamente para inserir em cartazes impressos ou virtuais. Uma forma mais simples para seu público acessar, pois não precisará digitar a URL do endereço.


3 - Compartilhe seu trabalho:

Se tem algo que as famílias gostam é de saber o que seus filhos fazem na escola. E é algo que precisamos fazer mais, divulgar nosso trabalho. Que tal criar um portfólio virtual e compartilhar com as famílias em um cartaz na porta da sua sala por meio de um QR Code?


4 - Economizando papel:

Uma prática que eu achei maravilhosa, vinda de uma professora do meu colégio foi a de inserir QR Code em uma atividade avaliativa. Ela queria apresentar algumas notícias, para que os alunos discorressem sobre durante a atividade. Ao invés de imprimir e gastar com papel e impressões, ela adicionou um QR Code onde as matérias estavam concentradas. Assim, os alunos poderiam usar ou tablets ou celular para acessar o conteúdo e responder na folha que ela entregou.


5 - Espalhando conteúdo

Se você quer espalhar conteúdo pela sua escola para uma ação qualquer, que tal usar os QR Codes? Você pode criar conteúdo em forma de imagens, vídeos, áudio ou apenas texto, e espalhar por toda a escola com cartazes chamando para o acesso ao código.


E ai, gostou das dicas??


Ahh, mas você não sabe como criar QR Codes? Então agora vai aprender!!


1 - Acesse o Google e digite QR Code Generator ou Criador de QR Code, a pesquisa vai te retornar diversos sites, basta escolher um deles. Teste e use aquele que você se sentir mais confortável.


2 - Em qualquer um deles você terá diversas opções de formatos de conteúdo que poderá disponibilizar. O que eu mais uso é URL, pois geralmente o que quero compartilhar está em um outro link, como Sway ou Forms.





3 - Clicando no formato do arquivo que deseja compartilhar, no meu caso URL, colo o link do meu conteúdo e logo ao lado, a imagem do meu código já se forma automaticamente.





4 - Clico em Download e agora é só compartilhar da forma que preferir. O formato do arquivo será em JPG ou PNG, uma imagem que você pode inserir onde quiser.




Espero que você tenha gostado e aproveite muito essa dica ;)


Até a próxima!!!




Comments


bottom of page